Opinião

Já conhece as nossas reflexões sobre o impacto da Comunicação nas empresas e nos negócios?

Proteger a atenção na era digital: dilema ou super-poder?

Todas as manhãs muitos de nós despertam com uma cascata de notificações geradas pelas mais variadas plataformas. Outros tantos folheiam feeds infinitos de notícias enquanto tomam o pequeno-almoço. No caminho para o trabalho, somos impactados por anúncios direcionados e a maior parte dos que nos rodeiam prossegue de olhos colados a ecrãs móveis. A sintonia com a era digital (caracterizada por uma sobrecarga de informação, fugacidade de tendências e ruído constante) degenerou numa competição permanente pela nossa atenção, um bem que se tornou escasso e precioso.

Ler Mais

Vamos evitar a próxima crise de marca?

Desenganem-se os que consideram que a comunicação de crise surge do nada. Costuma-se dizer que a “melhor crise” é aquela que acaba como história interna sobre o que poderia ter sido.

Imagine uma fila compacta de trânsito e uma altercação entre dois condutores. Uma cena habitual num quotidiano impaciente, não fosse o condutor de trás estar fardado e sair da viatura decorada com a mesma marca que enverga para agredir a pessoa da frente — um idoso. A circulação rápida de vídeos, comentários e reações ao episódio mergulha a empresa numa espiral de comunicação de crise, que só estanca dias mais tarde.

Ler Mais

O valor da autenticidade das marcas num mundo cada vez mais sintético

Alguma vez se interrogou sobre a frequência de publicação necessária para aperfeiçoar o crescimento de uma marca nas redes sociais? Neil Patel, conhecido no meio do Marketing Digital como o “guru do SEO”, analisou recentemente os números de milhares de contas nas principais aplicações sociais e chegou à resposta: no Instagram, por exemplo, a recomendação é publicar quatro a sete histórias por dia, cerca de três a sete reels por semana, imagens duas a quatro vezes por semana, lives uma ou duas vezes por semana, um carrossel por semana e entre nove e 38 comentários por dia. Surpreendido/a com o volume de trabalho que o/a espera?

Ler Mais

Cinco ideias para manter o rumo numa "expedição empreendedora"

De acordo com o mais recente barómetro da Informa D&B, o primeiro semestre de 2024 viu surgir 27.263 novas empresas em Portugal e registou 1074 processos de insolvência. À primeira vista trata-se, claramente, de um rácio positivo no que diz respeito ao vigor do tecido empresarial interno, mas até que ponto pode a análise dos números dar-nos alguma perspectiva sobre a gestão de um negócio?

Ler Mais